7 sinais de que seu modelo de negócio pode dar certo

Ideias de negócio todos nós temos, mas uma ideia que possa ser colocada em prática e que seja lucrativa já não é tão comum. O problema não está em ter ideias, mas em tirá-las do papel e em transformá-las em um bom Modelo de Negócio que possa ser executado.

É no momento em que tentamos criar o plano de negócios do nosso projeto que descobrimos que ter uma boa ideia não basta, é preciso ter uma ideia viável e aplicável.

É impossível prever o futuro e saber se o seu Modelo de Negócio vai ter sucesso. Mas há alguns sinais que indicam uma maior probabilidade de sucesso e fracasso no momento em que você cria o seu plano de negócios.

Listamos aqui sete sinais de que sua ideia de negócio pode dar certo.

1 – A ideia do seu negócio resolve o problema do seu cliente e não o seu

Uma empresa existe para resolver a vida de seu cliente e não do empreendedor. Muitas ideias surgem da necessidade que o empreendedor tem de mudar de emprego, ganhar dinheiro ou de mudar de país, nestes casos não há garantias de que o projeto vai dar certo é antes um risco na hora de se empreender.

Se a sua ideia surgiu de um problema que outras pessoas também têm, se ela é fruto da frustração com outros serviços ou produtos do mercado, há maiores chances de dar certo do que aquela que surgiu pela simples necessidade do empreendedor pagar as contas.

O Instagram surgiu apenas como uma ferramenta fácil para edição de fotos e aplicação de filtros, para resolver o problema de quem não sabia usar um software de edição de imagem, só depois se tornou uma grande rede social.

Responda à pergunta:

Quem ganha mais com o seu produto ou serviço: você ou seu cliente?

2 – O seu cliente existe de verdade, não é uma invenção sua

Outro grande sinal de que uma ideia pode ter sucesso é quando, de fato, há pessoas que precisam da solução daquele problema que você busca resolver. Muitas vezes queremos resolver um problema que as pessoas não têm ou então que não dão muito valor para a sua solução.

Um caso clássico deste problema é seguir a tendência do uso de bicicletas para solução dos transportes em grandes cidades, mas com terrenos acidentados. De fato, há o problema da locomoção nestes casos, mas quantas pessoas que não são esportistas trocariam seus carros confortáveis por uma bicicleta e um percurso de ladeiras e aclives?

Para saber se o seu público-alvo existe de verdade tente listar o maior número de pessoas (perfil de pessoas) que usariam a sua ideia de produto ou serviço. Quanto mais pessoas conhecidas e desconhecidas se mostrarem propensas a usar os seus serviços maior a chance de sua ideia dar certo.

3 – Você sabe como executar a solução passo a passo

Você já deve ter ouvido uma daquelas grandes ideias como, por exemplo, uma plataforma para as pessoas comprarem imóveis em qualquer lugar do mundo. A ideia parece boa, resolve um problema de muitas pessoas e de fato há clientes para esse mercado. A questão é: Você é capaz de descrever a execução da sua ideia passo a passo, nos mínimos detalhes?

Não saber como executar, descrevendo nos mínimos detalhes o seu processo de produção e venda, é onde muitas vezes a ideia morre. Quando chega a hora de tirar a ideia do papel o empreendedor se depara com inúmeros obstáculos imprevistos que inviabilizam o modelo de negócio.

Conseguir desenhar o processo de seu produto ou serviço, passo a passo, e de forma factível é um sinal de que sua ideia pode dar certo, pois você sabe como executá-la perfeitamente.

Ao desenhar a execução no detalhe e validar o modelo de negócios no fluxo e nos números, também será possível detalhar a sua análise SWOT e o devido plano necessário para lidar com as fraquezas e ameaças.

processo modelo de negócio

Desenhar o processo do seu modelo de negócio ajudará no planejamento e no sucesso da sua ideia.

4 – Você tem acesso aos parceiros necessários

Não é possível empreender sozinho, fazer negócios é lidar com pessoas e você irá precisar delas logo no início do seu empreendimento. A questão que fica é: você tem o contato dos parceiros e o acesso aos recursos que precisa, ou sabe como obtê-los?

Muitas vezes a ideia falha devido ao empreendedor não ter os contatos com os parceiros que precisa. Geralmente os empreendedores mais inexperientes não respondem à pergunta de como vão conseguir a abertura para o contato com possíveis empresas parceiras e nem o porquê elas aceitariam formar uma parceria.

Contar com parceiros ou com uma consultoria de negócios que ajude a encontrar os contatos e recursos necessários é fundamental para seu modelo de negócio dar certo.

5 – Você tem ou sabe como obter os recursos necessários

Além da ideia você vai precisar dos recursos financeiros e físicos para iniciar o seu negócio. Se você já tem os recursos financeiros para iniciar e já sabe onde obter os recursos físicos sua ideia tem mais chances de dar certo. Muitas empresas acabam não avançando, pois dependem dos recursos de investidores ou financiamentos que sufocam o fluxo de caixa e a lucratividade.

O maior risco que o empreendedor pode ter é ficar endividado ou acabar por se tornar um funcionário do seu investidor e, consequentemente, ter um lucro muito reduzido devido às dívidas e aos empréstimos.

Uma ideia com potencial de dar certo é aquela que apresenta garantias de que irá ter um retorno sobre o investimento no negócio e que pode ser custeada por você desde o início.

6 – Sua ideia não ignora o contexto

Todo modelo de negócio é projetado para existir em um contexto de mercado. Não basta ela ser boa é preciso que ela seja relevante dentro do contexto que pretende existir. Por exemplo, muitas pessoas tem a ideia de trabalhar com doces e confeitos, quando buscam emigrar para Portugal, que tem uma das melhores confeitarias finas do mundo, o desafio será dobrado.

Concorrentes, produtos substitutos, questões culturais ou ecológicas, demanda de mercados, entre outros muitos fatores devem ser levados em conta para que seu modelo de negócio seja relevante e diferenciado dentro do contexto onde você quer empreender.

7 – Você possui um bom plano de negócios

Só a ideia não basta, é preciso um bom planejamento para o seu modelo de negócio. Aspectos financeiros, recursos humanos, marketing, análise de mercado, entre outros precisam ser previstos e planejados.

O Plano de negócios é o documento fundamental que irá lhe dizer se a sua ideia tem chances de dar certo e qual o caminho para o sucesso. É neste documento que você consegue ajustar a sua ideia a um plano executável para o nascimento da sua empresa.

Em resumo, uma boa ideia só é boa quando bem planejada. Contar com parceiros para o planejamento é fundamental para transformar sua ideia em um negócio de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.