Geralmente quem é empreendedor migrante tem uma ideia do que quer fazer, mas não sabe como executar a ideia ou como colocá-la em prática. Ter um bom plano de negócios é fundamental, e contar com a ajuda de parceiros é um diferencial para se empreender com sucesso em um país estrangeiro.
Mas não há plano ou parceiro que possa ajudar a alguém que não saiba onde quer chegar. É aí que entra a importância da missão, da visão e dos valores de uma empresa, pois é a partir destes princípios que todo o negócio será estruturado.
No contexto do empreendedor migrante estes três princípios são ainda mais importantes, pois ajudam ao empreendedor não se basear em equívocos com a vida em um país diferente e servem de base para iniciar qualquer planejamento.
A Missão para o empreendedor migrante
A missão de uma empresa é o seu objetivo no mundo ou, no caso, no país de destino. É qual a finalidade de sua empresa existir. Dizer que a missão da empresa é gerar lucro ou pagar as contas é um erro, pois ninguém abre uma empresa com o objetivo de ter prejuízos ou ficar endividado. A missão é aquilo que você faz e que tem valor para seu cliente.
Para o empreendedor migrante definir a missão é ainda mais desafiador, pois não basta se limitar ao contexto da empresa é preciso pensar no país onde se quer empreender e levar em conta todo o seu plano de negócios. Portanto, quando pensar em abrir um negócio em outro país pense em qual será a sua missão, o objetivo e o bem que quer promover de forma a tornar a sua empresa valiosa para seus clientes.
Por exemplo, a Missão de uma Cafetaria pode ser: “Prover alimentos e confeitos de qualidade em um ambiente de comunidade para as pessoas de uma freguesia”; enquanto a missão de uma consultoria de tecnologia pode ser: “Promover as técnicas e metodologias de seu país de origem no país de destino de forma a promover o crescimento dos negócios e melhorar o desempenho dos empreendedores”.
Para definir qual é a missão de sua empresa basta responder as perguntas: O que a empresa faz? Para quem? E, por quê?
Visão da empresa.
Se você já sabe o que você tem que fazer – qual é a sua Missão – é hora de sonhar e escrever qual será a sua Visão de futuro, isto é, aonde sua empresa quer chegar ao executar estas atividades?
Ser a maior empresa em um segmento, a melhor em determinado serviço, ser referência em um mercado, ser um elo de integração entre dois países, melhorar o mundo ou promover um ideal são exemplos de visão para empresas.
A visão é o que vai ordenar as suas ações para o futuro, de forma que a sua empresa trabalhe em direção ao objetivo desejado.
Os Valores que guiam o caminho.
Se você já sabe a que veio e aonde quer chegar precisa tomar medidas para se manter-se na direção de seu destino, é para isso que servem os Valores. Eles são princípios que você e seus colaboradores irão seguir para garantir que a missão está a ser cumprida e que a empresa está a ir em direção à visão.
É importante lembrar que os valores não devem ser importantes somente para si, mas para seus clientes e parceiros também.
Quando se vai emigrar deve-se levar em conta também os valores que são importantes para o país de destino, como por exemplo: confiança, transparência, eficiência, etc.
Aplicando a Missão, a Visão e os Valores.
Tudo é muito bonito no papel, mas é preciso colocar as coisas em prática. A missão, a visão e os valores de uma empresa são os princípios que guiam a construção de um negócio. Por isso são esses princípios que devem guiar a confecção do seu plano de negócios, pois assim você garantirá que sua estratégia está em completo direcionada a um fim.
Se você já tem uma empresa, mas não tem uma missão, visão e valores claros, a melhor maneira de aplicar é criando estes princípios e, junto a seus colaboradores, verificar se eles são importantes e aplicáveis no seu dia a dia; além de criar um plano de ação de como tornar suas atividades mais fiéis a seus objetivos e valores.
Contar com o apoio de uma boa consultoria de negócios pode ajudar você não somente a criar uma estratégia com missão, visão e valores claros, mas a pôr tudo isso em prática e de acordo com o contexto onde se quer empreender.
Outra dica é usar o teste de validação da Missão, Visão e Valores da Endeavor:

Teste de validação de Missão, Visão e Valores para o empreendedor migrante
Não estamos sozinhos nesta atividade também, contamos com nossos parceiros da Pedro Pires Coaching que podem ajudar também a clarificar suas necessidades frente a Missão, Visão e Valores de sua empresa com técnicas de coaching que vão mesmo direto as perguntas que são necessárias de serem feitas para se obterem as devidas respostas.
Um comentário sobre “Missão, Visão e Valores para empreender e emigrar.”