Hoje vamos falar de um assunto que já é bastante comum no quotidiano dos empreendedores, mas que as vezes, acaba por ficar um pouco esquecido e não deveria nunca falar! A divulgação do seu negócio!
A criação de um negócio é um momento especial em que o empreendedor precisa colocar a empresa em funcionamento e inserir seus produtos e seus serviços no mercado da melhor maneira possível.
Definir um nicho de mercado, estabelecer os produtos ou serviços a serem oferecidos e elaborar um bom plano de negócios são certamente ações fundamentais nesta primeira etapa, mas não podemos esquecer de algo essencial, que é a divulgação.
“Se ninguém souber que eu existo, eu não existo”
Esta não é uma atividade chave de nossa empresa, pelo qual trabalhamos com parceiros sempre para tratar destas etapas, mas sempre reforçamos muitos para todos os empreendedores de que não há negócio sem se pensar estrategicamente nestes pontos, mesmo antes de existir o negócio, por isso resolvemos escrever este artigo!
Uma vez que ter um negócio, abrir uma empresa, já é algo desafiador, se este for em outro país, em outra cultura, em outro contexto econômico, toda a estratégia, não somente financeira ou processual, mas principalmente, de comunicação e absorção de seu público alvo, terá a necessidade de se redesenhada.
O Marketing, segundo o dicionário:
Estudo das atividades comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado; estudo de mercado. = MERCADOLOGIA
É um dos processos que devem sempre ter uma atenção especial pelos empreendedores que querem obter vantagens competitivas e aumentar suas vendas desde o início.
Ele está inserido na criação de toda uma estratégia da tua empresa, da tua marca, de como irá se comunicar e como irá posicionar a divulgação, conteúdo e tudo mais que externaliza na empresa!
Ou seja, desde o momento a se pensar no nome dos produtos e serviços ou até mesmo da empresa, na escolha de um lugar, nas cores que você vai usar e nas propagandas que você vai fazer e a lista de itens segue adiante.
Bom o tal do plano de marketing é o que engloba todo o crescimento estratégico e sustentação de um negócio em termos de mídias, publicidade e divulgação do seu negócio.
Com o uso de estratégias do marketing, somos capazes de escolher as melhores formas de criar o conceito da empresa, conhecer o público ideal para o nosso empreendimento e até saber o melhor lugar para posicionar um outdoor.
Já a Publicidade, segundo o dicionário:
Promoção de produto ou serviço através dos meios de comunicação social. / Mensagem que publicita esse produto ou serviço. = ANÚNCIO
Lembremos aqui da publicidade que é absolutamente necessária em qualquer empresa, é uma das formas de comunicar que vai fazer com que esta empresa seja conhecida, reconhecida e comentada, ou seja, tornar público um conceito ou uma ideia associados a empresas, produtos ou serviços, a fim de obter aceitação do público.
Cabe a ela mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas. Um negócio que não tenha uma publicidade e divulgação de qualidade, ainda mais no início, provavelmente sofrerá consequências.
E se pensarmos, que nos primeiros meses, sem uma boa publicidade, não terá clientes, aumentará o risco de fechar as portas, logo há de se trabalhar muito na divulgação do seu negócio.
A propaganda, também segundo o dicionário:
Associação que tem por fim a propagação de uma ideia ou doutrina.
Como o próprio nome já indica, tem o papel de propagar, divulgar e criar condições para que o mercado conheça o produto ou serviço da empresa. Sendo a propaganda apenas uma parte da publicidade.
Ela engloba desde comunicação em massa, que pode ser feita em diversos meios como na televisão, com panfletagem em uma praça ou montagem de um stand de degustação no supermercado.
O poder da propaganda é gigantesco na construção de imagens e opiniões e usa principalmente da emoção para atingir o público (Lembra das Estratégias de Marketing?) alvo ou da repetição de palavras para incutir uma ideia em sua cabeça.
Como vimos, apesar dos termos publicidade, propaganda e marketing não significarem a mesma coisa, eles estão ligados, pois um depende do outro na divulgação do seu negócio.
- O marketing para empresas determina o que será feito no que diz respeito à promoção do produto ou serviço, é a estratégia como um todo!
- A publicidade consiste em popularizar uma ideia ou conceito, podendo recorrer a diversos meios.
- A propaganda estimula o cliente a realizar a compra, sendo um dos “meios” de publicidade.
Para que uma empresa tenha sucesso no mercado e alcance seu público alvo, é importante que os 3 trabalhem de forma integrada, pois estão estas relacionadas diretamente e suas estratégias assim devem ser pensadas.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para com os conceitos e que o possa ajudar a decidir sobre a importância do uso de uma estratégia de marketing para que sua empresa possa alcançar o sucesso tão almejado e seja eficiente na divulgação do seu negócio.
- Para quem busca se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura deste artigo completo do Paulo Faustino, uma das referências no Marketing Digital de Portugal:
https://www.paulofaustino.com/marketing-digital-guia-completo
Desejamos o reconhecimento merecido e muitas vendas para todos.
Agradecimento especial também a Andrea Lucca na edição base deste artigo.
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