Um Caminho a ser desbravado

Como conhecer o ambiente em que se quer empreender?

Abrir um negócio em Portugal requer um planejamento bem feito e o conhecimento da região e do público para se aproveitar melhor as oportunidades existentes e os riscos a  que um empreendedor estrangeiro está sujeito sofrer.

Mudar de país é mudar de cultura; é uma mudança radical em vários pontos antes inquestionáveis e tidos como certo. Para quem quer empreender saber como abrir um negócio em Portugal ou em outro país é fundamental para o sucesso da empresa, mas para isso é preciso muita pesquisa e imersão na cultura onde se quer empreender.

Informações de mercado e dados estatísticos não são o suficiente nestes casos, é preciso conhecer a cultura e o contexto a fundo para se acertar no planejamento do negócio.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você saber o que levar em consideração na hora de abrir um negócio em uma cultura diferente da sua.

 

Conheça o país de verdade e esqueça os pontos turísticos

 

A não ser que o seu negócio seja voltado para o turísmo, conhecer os principais pontos turísticos não vai lhe ajudar a empreender em um país diferente. É preciso visitar os bairros onde vivem as pessoas que comprarão os seus serviços e produtos. Estes locais, afastados do glamour do turismo, mostram uma realidade que muitas vezes não vemos nos passeios comum.

A dica é: Questione a si próprio onde vivem as pessoas que irão comprar o seu produto e visite a região onde eles residem. Lá não deixe de notar os pequenos detalhes que dizem muito sobre estas pessoas, como:

  • Quais os tipos de comércio presentes na região? Eles são caros ou baratos? As pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto melhor ou o que importa é o preço?
  • Qual o valor dos imóveis da região em relação ao salário mínimo e o que isso diz a respeito do poder de compra daquela região?
  • A região onde seu público reside é um bairro dormitório ou um local onde as pessoas costumam permanecer para o lazer e atividades sociais? Se não, para onde elas vão quando procuram algum serviço?
  • Como é a limpeza das ruas e a conservação dos prédios?
  • Quais os transportes disponíveis?

Estas e outras perguntas isoladas ajudam a traçar um perfil de como as pessoas vivem, se se importam com produtos de alto valor agregado, ou serviços de bom atendimento ou se nada mais interessa além de preço baixo.

 

Visite o local em vários momentos do dia

 

Visitar uma região em diversos horários e dias da semana para descobrir como as pessoas lá vivem é fundamental para conhecer o público do seu negócio e escolher o melhor local para o ponto.

Um local pode parecer muito parado em certas horas do dia, mas alguns tipos de comércio e ambientes da região podem sugerir que lá, em outros horários ou em outras situações, mais coisas ocorrem.

 

Visita de rua

Visita em em zona não turística. Conhecer o movimento e entender a dinâmica local

 

Observe e fale com as pessoas

 

Observar quem são as pessoas de uma região ajuda a lhe entender melhor como prestar o serviço ou vender o seu produto. A maneira como as pessoas de uma região se vestem pode indicar o que realmente é importante para elas e o quanto estão dispostas a investir em determinados produtos.

Notar se a região é habitada por imigrantes, pessoas de mais idade, estudantes ou se é uma região empresarial pode lhe dar dicas de que tipo de pessoas vivem por lá e de que diferenciais você pode oferecer à elas.

E principalmente, converse com as pessoas para saber a história do local, o que elas pensam e sentem e o que realmente é importante para elas com relação ao serviço ou produto que quer vender.

 

Gaste tempo e experimente o diferente

 

Se você procura investir ou abrir um negócio em Portugal em uma região que não conhece bem não será com uma única visita que compreenderá como as coisas nesta região funciona. Você precisa gastar tempo, permanecer lá dias ou até semanas, para entender melhor como as coisas funcionam.

Essa estratégia pode ajudar a resolver um dilema complicado: preço x qualidade. Notar quais são os comércios mais movimentados da região e o porquê desta preferencia pode ajudar você a definir se o foco do seu negócio será o preço, o atendimento, a qualidade, a agilidade.

Outro ponto que só o tempo irá lhe mostrar é como se comportam as pessoas que moram na região e que tipo de oportunidades e ameaças o comportamento delas pode gerar para seu negócio.

 

Obtenha ajuda de um especialista

Um Caminho a ser desbravado

Um especialista local pode lhe ajudar a encurtar este percurso e promover a instrução direto nos pontos importantes para o seu novo negócio

 

Se o seu negócio demanda um alto investimento ou é de alto risco é bom considerar a possibilidade de obter ajuda de quem conhece bem o mercado e tem experiência em abrir um negócio em Portugal, não somente em termos de dados mas também em termos de contexto, leis, riscos, variações do clima e da economia, entre outros fatores que somente uma longa estada na região podem lhe demonstrar.

Um consultor de negócios e investimentos em Portugal pode ajudá-lo a evitar riscos comuns para empreendedores de primeira viagem e a aproveitar características da cultura de seu país de origem que podem ser diferenciais no local onde pretende atuar.

Lembre-se que quanto maior o investimento e o risco do negócio mais informações e dados você vai precisar, além de um planejamento estratégico mais preciso e com visão mais abrangente.

 

Em resumo: Conheça, Visita, Observe, Invista muito tempo para perceber sobre o local onde deseja se instalar e contrate um especialista no assunto para poder antecipar o trabalho e obter informações imparciais e complementares ao projeto.

Para isso, nós da Business Portugal estamos disponíveis para poder ajudar nesta jornada para você abrir um negócio em Portugal. Basta enviar-nos uma mensagem.

Um comentário sobre “Como conhecer o ambiente em que se quer empreender?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.