Os desafios na comunicação em projetos de startup – Introdução aos 9 passos para criação colaborativa de Software

Vamos falar um pouco sobre os desafios na comunicação em projetos de Startup que envolvem múltiplos tipos de profissionais, especialmente quando estes já possuem alguma experiência em sua atividade. A Comunicação tem sido um tema amplamente discutido na atualidade e diversas ferramentas e métodos sugerem alternativas um tanto milagrosas para um problema comum nas empresas, principalmente nas que estão iniciando como tem sido frequente nos moldes de StartUps:

Como manter, registrar e envolver de forma coerente e clara a comunicação entre os diversos departamentos com seus diversos tipos de profissionais quando o plano ou ideia não está sendo criado por apenas 1 indivíduo.

Nesta série irei abordar um modelo em 9 partes, que apliquei academicamente e parcialmente profissionalmente sobre de criação colaborativa de Software para modelo em Startup, desde as ideias iniciais até o produto ou serviço final para lançamento no mercado.

1.1. Tema desta série:
Design de Interação é uma área bastante recente assim como o desenvolvimento de software e aplicações móveis. A forma como a tecnologia tem evoluído e a velocidade em que novas ideias são colocadas em prática necessitam de uma melhor organização para boa execução e diminuição de retrabalho.
Visando a melhoria neste ambiente em que a criação (design) é livre para explorar todos os tipos de oportunidade e possibilidades, o desenvolvimento de software encontra determinadas barreiras técnicas, de tempo e de orçamento das quais precisam ser também compreendidas para um projeto de sucesso.

1.2. Problema
Como definir boas práticas para este quadro da gestão e da comunicação, com base em case aplicado de situação de desenvolvimento de aplicação Móvel desde a ideia inicial, design, objetivos a alcançar, modelo de Mínimo Produto Viável (MVP) e programação para criação do produto final, no caso o Software e após a criação, sua divulgação e venda?

Me apoiei bastante também em uma simples e provavelmente bem conhecida formula: EMISSOR+MENSAGEM+RECEPTOR+FEEDBACK = COMUNICAÇÃO (LUIZARI, 2010) que é o ponto central explorado em todo o processo de entendimento e desenvolvimento do problema acima descrito.

1.3. Objetivos
O Objetivo principal desta série em 9 passos é definir boas práticas de comunicação entre Design de Criação/UX e Desenvolvedores de Software.
Como objetivos específicos, este guia busca:

Descrever um fluxo de ciclo de vida em um projeto de criação de software com equipe de Design e Desenvolvimento (Programação)
Mostrar as dificuldades, limitações e possibilidades que um projeto neste modelo enfrenta.
Demonstrar os requisitos que possibilitem as equipes e profissionais trabalharem em conjunto.
Aplicação de algumas práticas contidas no PMBOK (PMI,2013) e em suas 10 áreas de conhecimento e 5 etapas do projeto.
1.4 Resultados esperados ao utilizar a metodologia sugerida:

Validar um formato de trabalho sugerido na metodologia criada por mim com os 9 passos de criação de software em grupo para modelo de startup em um formato prático que possibilite maior eficiência na comunicação da Gestão do Projeto para com a equipe ou profissional de criação e design e o pessoal de desenvolvimento e programação, conforme imagem abaixo:

Acima, o esquema dos 9 passos para criação de software colaborativo em formato para Startup.

A necessidade da formulação um modelo objetivo, de simples entendimento, mas também completo para que seja realmente útil, mostra um agrupamento de várias técnicas diferentes sendo cada uma delas inserida de forma que contribui para uma boa estrutura que pode ser utilizada em sua totalidade como também em cada um dos 9 passos de forma isolada, dependendo de cada necessidade ou maturidade de um projeto ou idéia.

O que me possibilitou criar a metodologia dos 9 passos foi uma mix de 3 metodologias de criação e organização de trabalhos, direcionados para um contexto mais atual que é a criação de Startups de tecnologia.

O PRIMEIRO recurso utilizado é uma adaptação do Método da ESTRUTURA DA MENSAGEM SIMPLIFICADA (SHINIASHIKI, 2012) que consiste em utilizar passos/etapas para sugerir algum tipo de solução. Este recurso possibilita facilitar o entendimento da solução do problema ao público que ele se destina de forma estrutural e bastante objetiva, subdividindo a solução em passos com início, meio e fim.

O SEGUNDO recurso trata-se do uso de Storytelling, “uma técnica que faz o uso de histórias para enriquecer conteúdos e envolver pessoas” (ABTD, 2013). Esta técnica é conhecida por facilitar a comunicação profissional em um formato mais leve, ou seja, contando realmente como as coisas aconteceram ou irão acontecer trazendo assim uma forma mais humana e bacana de ser entendido.

O TERCEIRO recurso utilizado, para melhor visualização e orientação no desenvolvimento dos 9 passos é o quadro 5W2H que consiste em ser “basicamente, um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa” (PERIARD, 2009).


Disposição do 5W2H (SOUZA, 2015)

Esta técnica possibilita efetuar os questionamentos necessários quando se está desenvolvendo algo de uma forma bastante clara e estruturada quando são colocados os 9 passos no quadro de relação com o 5W2H.

Com toda base em técnicas conhecidas, os 9 passos foram possíveis de serem criados, e abordaremos mais detalhadamente cada um deles nas semanas que seguem…

No próximo capítulo iremos iniciar discutindo sobre o 1º passo, que é o Brainstorming e as vantagens e como ele se integra a TODO o grupo e como é importante iniciar desta forma.

Deixe seu comentário ou dúvida sobre o artigo abaixo:

 

A Business Portugal possui consultores especializados em análise de negócios.
Seja uma nova ideia, um negócio em expansão ou um estudo de desempenho de mercado,
Podemos ajudar a identificar oportunidades e pontos de melhoria para sua empresa.
Acesse aqui para saber COMO FAZEMOS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.