No artigo de Hoje, na sequência dos anteriores relacionados aos preparativos de um negócio em Portugal, vamos abordar parte da execução do mesmo, que se refere ao ponto comercial em Portugal, arrendar uma loja ou até comprar uma loja.
Verificadas as etapas de planejamento onde se definiram o modelo do negócio, foram estudadas as zonas de preferência e identificadas as oportunidades e a viabilidade do negócio, será o momento de “ir para a rua” e buscar o espaço, o ponto comercial em Portugal, onde o negócio ira se tornar realidade.
Neste momento, existem basicamente 2 opções:
- Possuir um parceiro no imobiliário que possa lhe auxiliar na procura e com isso, ser mais assertivo em visitas e locais.
- Neste caso nós possuímos os melhores parceiros que atuam em todo o país para prestar este auxílio auxiliando a efetuar as buscas previamente e assim possibilitar a organização de visitas conforme as necessidades do negócio.
- Efetuar a busca no modo “clássico” de literalmente ir a rua.
- Esta alternativa pode levar mesmo muito tempo e ser mesmo desafiador de se encontrar um bom local da forma que se deseja.
- Eventualmente também pode vir a trazer surpresas interessantes em situações nas quais encontram-se opções que não estão listadas.
Itens que definem o que se está a procura para seu ponto comercial em Portugal
Independente dos meios a seguir mencionados acima, o que se deve ter bem definido nas buscas de um ponto comercial em Portugal é:
O tamanho do Espaço em m2.
Há sempre de se ter bem definido em um pré-projeto a necessidade de espaço necessário para que não se perca tempo com algo muito pequeno ou espaços muito maiores do que se necessita.
Zona alvo / público Alvo.
Para com busca de lojas, normalmente o seu público alvo está em alguma determinada zona específica também e com isso, a busca a ser feita estará normalmente delimitada junto destes locais pré-definidos.
Para que se tenha bem definidas as zonas e seu público alvo, voltamos aos itens anteriores de planejamento e AQUI é onde nós atuamos também com estes levantamentos.
Orçamento Disponível
Na altura de estudo e viabilidade de seu negócio, os devidos valores já devem ter sido definidos:
- Investimento Inicial
- Custos Fixos
- Custos Variáveis
- Recursos Humanos
- Vendas – Formação de preços
- Resultados esperados
Em TODOS os itens acima, o local a ser definido para o seu ponto comercial em Portugal, o tamanho e etc, serão relevantes com o valor de orçamento disponível,
Sem afetar a VIABILIDADE do negócio, há que se ter de forma bastante clara o valor realmente disponível para busca de um local para que assim não colocar em causa o planejamento inicial.
Até aqui, explicamos novamente alguns dos itens necessário ainda nas fases de preparação.
Mas quais seriam realmente os itens que atribuem real valor e melhores possibilidades de sucesso para com um negócio?
O que deve ser observado?
Seguem alguns itens que devem estar no checklist de todo tipo de levantamento de busca de um ponto comercial em Portugal:
Observar o movimento a volta em horários diferenciados.
Ou seja, ao especificar um local de preferência, deve-se visitar este em dias e horários diferentes também, para certificar que o vosso público alvo ali realmente circula e assim tentar perceber em quais dias e horários existem os maiores fluxos.
Há negócios que funcionam melhor em finais de semana e outros em dias de trabalho
Determinados tipos de negócio pode ser melhor ao início do dia assim como outros ao final do dia ou a noite.
Ter de forma bastante esclarecida estas situações e assim considerar estes itens no seu mapa trará maior segurança na altura de avançar com um espaço sendo seu ponto comercial em Portugal.
Perceber a zona envolvente
O que há a volta do espaço onde pretende se instalar?
Em Portugal, principalmente nos bairros, estar próximo de cafés, farmácias, mercados, frutarias, lojas de pequenos bens e serviços locais, etc. São sempre bom sinal.
A dinâmica de um negócio de bairro por exemplo, está muito relacionada com a sinergia a ser criada com o comercio a volta já existente.
Já a dinâmica de um negócio central, voltado ao horário de trabalho das pessoas e/ou ao turismo, está mais voltada a existência de empresas, bancos, hotéis, pontos de parada de transportes, metro, autocarros e etc.
Considerar a densidade populacional e/ou o fluxo médio diário de pessoas é também um fator sempre a ser levado em conta para qualquer tipo de negócio
Identificar os preços praticados
Este pode ser talvez um dos itens mais difíceis de se conseguir obter informação, uma vez que não é fácil simplesmente bater a porta do vizinho e perguntar quanto ele paga de renda.
Em qualquer hipótese, se ter uma base em valores de €/m2 com ao menos 3 opções semelhantes na zona, lhe possibilitará eventualmente tratar de alguma negociação mais simpática com argumentos na hora de fechar um negócio.
Etapas da negociação para fechar com um espaço.
E para encerrar este artigo, colocamos aqui alguns pontos de como fechar o negócio na hora de se avançar com um espaço escolhido.
Previamente, já traga sempre consigo ao menos 3 modelos de proposta.
Sempre que possuir alguma folga financeira (Do Investimento inicial) poderá sempre vir a ter possibilidade de oferecer alguns meses em pagamento adiantado, para se fazer baixar muito o valor do arrendamento.
Isso acontece por que o maior receio sempre de um senhorio ao alugar um espaço é justamente este ali permanecer por pouco tempo e o mesmo ficar sem rentabilidade.
Dependendo do tipo de negócio, se há margens no orçamento para se oferecer 6, 12 ou até 18 meses de renda em adiantamentos, lhe possibilitará uma negociação em que se pode conseguir excelentes resultados com valores até 40% abaixo do que o anunciado.
Sobre os 3 modelos vamos sugerir uma hipótese de uma loja com o valor de arrendamento de 1000€.
3 alternativas para se negociar valores, como exemplo:
- 6 meses de pagamento adiantado + Caução para um valor de 800€
- Seriam 4800€ de pagamento a pronto! Um desconto de 20%
- 2 meses de pagamento adiantado + Caução para um valor de 700€
- Seriam 8400€ de pagamento a pronto, mas um desconto de 30%
- 18 meses de pagamento adiantado + Caução para um valor de 600€
- Seriam 10.800€ de pagamento a pronto, mas um desconto de 40%
Os modelos citados acima são meramente referenciais e bastante simplificado, sendo apenas voltados aos valores, rendas e meses de adiantamento, claro que partindo também de que existe um contrato de pelo menos 3 anos, sendo ideal para muitos negócios, um mínimo de 5 anos!
Locais que necessitem de obras que tenham alguma situação documental a resolver e outras questões, podem sempre trazer possibilidades variadas na negociação. Estar atento a estes pontos é primordial para uma boa negociação.
Sempre deve-se observar as licenças de utilização permitidas para os locais, mediante ao tipo de atividade que se pretende. Sem esta informação em mãos, nunca se deve fechar um contrato de arrendamento!
Esperamos que este artigo tenha trazido algumas dicas sobre o assunto possibilitado assim entender algumas formas de identificar um bom local e tratar das negociações.
Reforçamos que mesmo assim a abordagem é bastante simplificada e cada caso é um caso, sendo sempre necessário verificar os devidos cenários para se obterem os melhores resultados.
Estamos sempre a disposição para apoiar nestes trabalhos, assim como junto de nossos parceiros, buscar a melhor opção para o seu negócio, seja no planejamento, na execução ou no crescimento do mesmo.
Muito bom, irei em maio e quero ajuda para encontrar um ponto comercial para montar um Açai. 10 a 12 m2, próximo a escolas ou centros comerciais , Próximo a Lisboa, Porto, Sintra, Algarve…
Olá Wendel, obrigado por nos acompanhar e pela mensagem.
Como a vinda é somente em maio, a programação de busca de pontos e lojas deve ser feita cerca de 15 dias antes, pois o movimento imobiliário anda muito rápido e as unidades estão sempre a atualizar.
Vamos anotar teu contato para falar novamente em Abril então e lhe enviar um material inicial nosso.
Obrigado e até breve.