No Artigo de hoje, falamos de uma forma um pouco mais aprofundada, de como buscar um negócio de Franchising em Portugal em 5 passos.
Reserve cerca de 15 minutos para uma leitura atenta e se houver alguma dúvida ou sugestão, nos envie uma mensagem ou deixe um comentário abaixo.
Não há caminho fácil nem rápido para os negócios, há sim muito trabalho, pesquisa e preparação antes de tudo
1-Buscar um negócio em que se tenha real afinidade e preferencialmente experiência
Sim, um negócio de franchising em Portugal normalmente deve lhe dar toda informação e suporte para que possas trabalhar com aquela marca, mas é certamente muito bem-vindo e recomendado que sua experiência acadêmica ou profissional complemente o negócio para que contribuía junto de sua pessoa, para com o sucesso e bom andamento do mesmo.
Com muita boa vontade e dedicação, certamente é possível de se aprender de tudo e fazer correr bem algum negócio do qual nunca esteve envolvido, mas colocamos abaixo também alguns pontos importantes sobre os tipos de negócio mais comuns:
A – Ter habilidade de se relacionar com funcionários.
Sim, mesmo um negócio de franchising, exige muito do gestor, para com as atividades de funcionários, não somente contratação e treinamento, mas processos do dia dia e também rotatividade (principalmente na restauração e limpezas) então, se busca algum negócio que exige grande contratação de pessoal, esta é uma habilidade certamente necessária.
B – Ter habilidade de se comunicar e vender.
Pode parecer também algo óbvio, mas não é. Quase todo tipo de atividade, mesmo um negócio de franchising em Portugal, vai exigir um envolvimento constante com seu cliente, mas principalmente os que são de “portas abertas ao público” é que tratarão de sempre dar grande foco no atendimento, no detalhe, em saber tratar e conversar com pessoas de que não conhece e de todo tipo de situação que se possa imaginar que pode ocorrer com um cliente desde
- venda,
- troca,
- reclamação
- e muitos outros
Então, se busca algo em que a atividade resulta em grande movimento de clientes, esta é uma habilidade certamente necessária.
C – Habilidades em Gestão.
Uma boa marca e bem estruturada, deve fornecer algum bom sistema de gestão, processos e também acompanhamento constante.
Mas o fato é que, no dia dia da operação, quem vai lá tratar mesmo disso é o dono ou responsável, logo, ao se pensar em ter um negócio, tem de se existir certamente a habilidade em gestão na pessoa, ou contratar alguém bom para isso e eventualmente um apoio externo ou mentoria.
Nós da Business Portugal também fazemos este apoio junto de clientes, durante a execução dos negócios, acompanhamento e andamento:
https://businesspt.pt/wpbpt/o-que-fazemos/consultoria-de-negocios-em-portugal/
2-Pesquisar todas as marcas de atividade semelhante ou concorrentes, após escolher uma atividade, e fazer contato com todas.
Quando se está na busca de uma marca ou negócio de franchising em Portugal, normalmente ao pesquisar, depara-se primeiramente com as que fazem melhor a sua publicidade e muita propaganda, pois é claro, querem ser facilmente encontradas.
Mas, ao se tratar de um negócio de franchising, há de se ter muita atenção que nem sempre o que “brilha mais é ouro”.
- Se identificou por exemplo, alguma marca para uma atividade de comércio de roupas masculinas para jovens, verifique todas as marcas semelhantes (Franchising ou não) e tente entender um pouco como é a dinâmica deste tipo de atividade e não somente o marketing!
- Se gostaria de atuar como outro exemplo, com algum negócio nas áreas de limpezas profissionais (atividade esta que possui muita oferta) entenda de que existem muitas marcas, muitos modelos de negócios diferentes e principalmente, muitos formatos de suporte fornecidos diferentes (quando existentes de fato) então, mais uma vez, uma boa pesquisa é o que vai ditar a regra.
- Se busca um negócio de restauração, turismo ou alguma coisa que “está na moda”, sendo extes exemplos bastante comuns, veja com muita atenção as questões de pontos comerciais, se a marca realmente presta este apoio na altura de estabelecer uma loja, se o negócio é mesmo ainda algo “em alta” ou se a “onda já passou”.
Mais uma vez vale a máxima de que a marca sempre lhe vende todas as maravilhas, mas a realidade deve ser sempre bem verificada antes!
Poderíamos citar aqui diversos exemplos, pois já trabalhamos com mais de 30 marcas de franchising em Portugal, mas apenas alguns exemplos acima demonstram bem para se ter uma noção do que observar.
3-Obter toda informação possível junto das marcas
OK, uma vez escolhida uma atividade negócio de franchising em Portugal, que se identifica bem, pesquisado uma lista de todas as marcas possíveis que fazem algo parecido, agora é a hora de fazer os devidos contatos e obter as informações realmente necessárias.
Marcas bem estabelecidas certamente terão com facilidade as seguintes informações:
-Fácil acesso aos donos da marca e seus contatos (Ou representantes / Master Locais)
Atenção que aqui não referimos ao comercial, e sim, ao gestor da marca.
Logo, reuniões devem ser marcadas, de preferência presencialmente.
É bastante comum em um primeiro momento um comercial da marca vir reunir, mas há de se perceber se este é mesmo só o comercial (e que possivelmente nunca mais falará com esta pessoa depois de adquirir o negócio).
Sendo importante aqui conseguir reunir com os donos da marca (com marcas pequenas isso é relativamente fácil) ou ao menos, com o Master local ou gerente local, mas que não apenas o comercial, pois há mais informações, tanto do interessado como da marca, que se devem estar alinhados, principalmente com relação aos interesses de todos com o negócio!
–Dossiers e documentação
Logo que se faz um primeiro contato, logo se recebe uma breve apresentação do negócio, eventualmente este está disponível até no site da marca ou após algum cadastro prévio.
Isso é mesmo bastante comum. Algum documento realmente oficial e de fácil acesso, toda marca de Franchise tem de ter a pronta entrega.
- Não espere receber em um primeiro contato todo um dossier detalhado, informações financeiras e etc. Estes sim, são materiais que normalmente só se terá acesso após alguma reunião presencial e demonstração de real interesse no negócio!
As marcas também recebem muitos contatos de curiosos e até concorrentes diariamente e passar este tipo de informação com facilidade também pode ser um sinal de que se trate de alguma informação não bem elaborada!
Muita atenção aqui quando “alguém indica” um negócio mágico e já vem com documentos e planilhas todos prontos, pois é grande a chance de o indivíduo também ser apenas um comercial.
Não há nada de ruim em um comercial estar a vender um negócio, mas quando se identifica forte interesse apenas na venda, em fechar o negócio (E assim obterem-se as comissões) é de se ficar muito atento com isso, pois é um mau sinal.
Normalmente após uma ou duas reuniões, e assinatura de algum termo de confidencialidade, é que se obtém este tipo de material mais detalhado e com estes processos nós ajudamos diretamente para buscar um negócio de franchising em Portugal.
4-Efetuar visitas nas lojas já existentes
Quando já existem lojas em funcionamento! …
Por mais incrível que pareça, existem marcas de franchise que não possuem lojas próprias, ou estão a “vender franchising” ainda sem uma unidade própria com pelo menos mais de 1 ano de atividade ou seja, apenas um modelo de negócio!
- Após escolhido um negócio reserve um tempo para parar, refletir e olhar para si próprio (Sim você, o pretendente do negócio) e imaginar-se a fazer aquilo por pelo menos 5 a 10 anos.
- Após ter obtido as informações e criado já alguma relação de confiança com a marca, já terá o olhar mais atento sobre as operações para que sejam produtivas as visitas.
Agora é hora de ir mesmo à rua, caso já não o tenha feito.
Em muitas marcas, é bastante comum que reuniões e encontros ocorram mesmo em unidades em andamento, e isso facilita muito tudo pois já se pode estar no ambiente certo para serem feitas as perguntas certas, mas nem sempre isso é possível.
Logo, visitar pelo menos 2 lojas da marca, conversar com outros Franchisados e saber se o que foi combinado e prometido, é o que está sendo feito é o ponto principal aqui. Simples assim!
Também junto deste tempo, é bom ficar atento possíveis tendências de mercado, uma vez que já se aprendeu muito também sobre o negócio na jornada e tentar diferenciar o que realmente veio para ficar e o que é negócio de momento.
Parece complicado? Refletir sobre isso e ponderar estes pontos pode não ser tão simples assim, por isso estamos aqui para ajudar na sua busca de negócio de franchising em Portugal.
5 – Buscar apoio financeiro, caso não possua ainda todo capital necessário.
Sim, claro e por que não?
Se pretende por exemplo entrar em um negócio em que são necessários 300mil€, mas possui disponíveis apenas cerca de 100mil€, pode ser bastante possível vir a recorrer a um crédito e financiamento bancário e algumas marcas podem até possuir protocolos com bancos também.
Este é um ponto que nós da Business Portugal também apoiamos pois temos contato direto com bancos e trabalhos já efetuados, para ajudar a obter toda informação acima necessária e preparar um processo junto a um banco para um pedido de crédito.
Aqui em Portugal, esses processos costumam demorar um pouco (pelo menos 3 meses) por isso há de se ter mais atenção a:
- Prazos estipulados Junto a marca.
- Cláusulas em contratos.
- Sazonalidade do negócio.
- Expectativas pessoais.
- ter um plano B.
Pois recorrer a um pedido junto de um banco pode ser um exercício de um pouco de paciência, mas que pode valer muito a pena para um bom negócio OU para não ficar descapitalizado.
Nós também possuímos parceiros que já trabalham com algumas marcas e que eventualmente agilizam algum processo na obtenção de documentação e agendamento de reuniões, ajudando na transparência dos processos e facilidade de comunicação.
Nosso trabalho é sempre voltado ao apoio ao Franchisado, que busca negócio de franchising em Portugal e não atuamos em representação de nenhum negócio que não seja um negócio nosso próprio ou de clientes que tenhamos trabalhado.
Esperamos que este artigo esclareça alguns dos pontos importantes relacionados ao Franchising em Portugal e que também demonstra como nós trabalhamos o assunto.
Estamos à disposição para atender a todos.
Boa noite!
Em relação ao visto de empreendedor, como é feita o pedido do visto diante do consulado Português?
Pois dentre os documentos é exigido um plano de negócio, mas no caso da franquia, a própria marca já tem seu plano de negócio.
Olá Victor tudo bem? Obrigado pelo contato e por acompanhar nosso trabalho.
Com relação ao Business PLan, que é onde atuamos em processos de Visto, depende um pouco de cada franquia.
Em Portugal há centenas de marcas, umas já grandes e bem estabelecidas e com boa documentação, outras mais pequenas, com alguma informação mas não necessariaente dentro de um formato de Business Plan que possa ser enviado em um processo de visto.
NEste tipo de situação, nós temos um trabalho específico de franchising + business Plan Digital que permite levantar dados junto a marca, efetuar as adequações necessárias ao documento e lhe prestar este apoio.
Vai depender mais mesmo da marca e do negócio em si.
Estamos a disposição para marcar uma consulta inicial contigo, prestar estes esclarecimentos e também dar opiniões sobre o negócio pretendido. Ainda na consulta já podes ter um plano de ação e datas alto para o teu projeto, assim como encaminhamento junto de parceiros ao pedido de visto.
–>> https://businesspt.pt/wpbpt/o-que-fazemos/consulta-de-levantamento-de-perfil/
Obrigado e até breve.
Boa noite, me chamo Lucia e minha família e eu estaremos nos mudando para Portugal em janeiro /2019. Tenho muita experiência com comércio de roupas e sapatos ( infantis e femininas principalmente ) e tenho interesse em abrir uma loja em Porto, eu e meu marido estamos pesquisando Franquias pois acreditamos ser mais seguro para investir nesse primeiro momento. Vimos uma franquias que achamos interessantes , são de preço único, e possuem baixo investimento. Gostaria de saber se possuem informação sobre esse tipo de franquia e qual a reputação dessas marcas, assim como se é realmente uma tendência do mercado ou apenas modismo?
Olá Lucia obrigado pelo contato.
Existem muitas marcas e franquias em Portugal (Franchising) e trabalham de diversas formas.
As questões de tendências e de viabilidades de cada negócio ou marca ou franchising está muito relacionado com vosso perfil, que tendo experiência na área em que busca, vai te ajudar muito. Mas também ter em mente o público alvo e o que está sendo oferecido possui real demanda.
Há sempre de se analisar bem cada caso, cada situação.
Negocio A em zona X pode correr bem
Mas o mesmo negócio A em zona Y não.
Assim como o negócio A corre bem
e algum novo negócio muito semelhante ao negócio A pode não correr bem.
Para isso temos um serviço para analisar e comparar e trazer informação, isenta apenas do comercial da marca, para apoiar na decisão vossa Lucia:
https://businesspt.pt/wpbpt/o-que-fazemos/analise-comparativa-de-franchising/
Obrigado por acompanhar nosso trabalho e esteja a vontade para pesquisar nos mais de 50 artigos, informação para te orientar na decisão e ficamos disponíveis para lhe apoiar por aqui também.
até breve.
Gostaria de saber quais tipos de Franquia na área da educação tem em Portugal. Já vivo aqui há alguns anos e nunca encontrei nada ma área.
Se puderem me ajudar agradeço.
Olá Beatriz, obrigado pela sua mensagem e por acompanhar nosso trabalho.
Cá em Portugal, a maioria das franquias (diz-se Franchising) são mais de centros de explicações, que são onde são dadas aulas de reforço.
Algumas outras marcas trabalham com atividades mais distintas, mas também com foco educativo.
Nos nossos serviços, relativos a franchising, temos alguns sites que sugerimos que possas fazer a busca e assim verificar algumas possibilidades. Com uma lista em escolha, podemos ajudar com a comparação, levantamento de informações e lhe prestar o apoio.
https://businesspt.pt/wpbpt/o-que-fazemos/analise-comparativa-de-franchising/
Nosso foco não é indicar nenhuma marca, uma vez que isso depende principalmente de seu perfil, do que procura, para quando e claro, orçamento disponível. Logo, esteja a vontade para fazer uma breve pesquisa e com uma lista, nos contactar novamente.
Vamos enviar um email de follow-up também.
Obrigado e até breve.
Ola
Irei morar em portugal no Porto em março de 2019 e me identifiquei muito com as lavandarias self sevice mas preciso saber de mais informaçoes sobre esse mercado e meu plano B seria loja de artigos para cabeleireiros o que era o segmento que meu sogro portugues atuava aqui no Brasil Nao sei se franquia para esses segmentos seria viável
Primeiramente Obrigado Eliane pela sua mensagem e desculpe a demora na resposta! Vais receber um email também com nosso material e mais informações.
Nós temos levantamentos de zona de toda Lisboa, Linha de Sintra, Linha de Cascais e também de Almada e margem sul, pelo que podemos trabalhar este tipo de material contigo para lhe apoiar na decisão sobre uma lavandaria. Já sobre algum cabeleireiro, é de se verificar!
Também temos condição de lhe acompanhar na execução de uma loja, prestar todo apoio com todos os fornecedores, parceiros e o que for necessário para criar um novo espaço, inclusive nas questões de financiamento bancário (Se possíveis, a depender de seu perfil)
Obrigado novamente e peço que verifique seu email.
Até breve.
Olá
Nao recebi o email
Ola,Estou me programando para viver em Portugal,estou a procura de um negocio.Estou ainda a pesquisar, por dois motivos, primeiro pouco investimento e segundo em que investi.Gostaria de saber se podem me dar uma ajuda?Obrigado.
Olá Wagner tudo bem?
Respondemos vossa mensagem por e-mail na terça feira e também encaminhamos vosso contato a parceiros para ajudar a tratar das questões de documentação.
Sobre suas dúvidas, realmente os pontos abordados no artigo é que lhe dão uma base e para um trabalho de levantamento de informações, assim como de seu perfil entre outros, temos um serviço específico de franchising, para análise comparativa e apoio a decisão:
https://businesspt.pt/wpbpt/o-que-fazemos/analise-comparativa-de-franchising/
Aguardamos um parecer vosso e também tornamos a falar novamente esta semana então.
Obrigado e até breve.