No fim de semana de 6 a 8 de Maio de 2016 ocorreu na Fábrica das Startups, o evento Startup Weekend Lisboa 2016 e Mentoria da Business Portugal reunindo no mesmo espaço mais de 80 participantes, 10 oradores e 15 mentores, possibilitando a criação de 16 projetos de negócio.
Como convidados, auxiliamos as equipas com a montagem dos Canvas do Negócio. Foram mais de 10 Canvas montados dentre as 16 equipas presentes e até um modelo de negócios mais completo com projeções financeiras foi possível.
Este tipo de evento é muito produtivo e interessante para que pessoas de diferentes Habilidades possam se juntar e do zero, colocar uma ideia a funcionar (ou quase) e com isso, ao final do terceiro dia (domingo a noite) efetuar o Pitch de Apresentação para a avaliação dos projetos.
As equipas são compostas normalmente por Designers, Developers, alguém relativo a alguma área de negócio entre outros criativos ou especialistas interessados em algum determinado assunto. Após criarem-se os grupos, iniciam a sexta feira a escolha da ideia de projeto que será desenvolvido.
Como todo projeto de negócio, há que se ter uma viabilidade do mesmo e com isso, ferramentas como o Business Model Canvas são essenciais para que se Verificar a viabilidade dos projetos. Esta parte da qual participamos no sábado é muito interessante pois coloca as pessoas a pensarem sobre o projeto e foi muito comum ver equipas redesenharem seus canvas uma dúzia de veze até obter um ponto viável para o projeto. Leitura Obrigatória do Livro Business Model Generation, utilizado no dia para ajudar as equipas de forma mais detalhada.
No final deste evento, os participantes tiveram a possibilidade de apresentar o seu trabalho a um jurí de referência composto por Rui Gomes do Amaral ( ex Bancário ligado ao Grupo Montepio e atual membro da direção da SNBA), Rui Ferreira ( CFO do Shark Tank, professor no ISCTE e fundador da AUDAX), Carla Rocha Morais ( Diretora da Productized) , Pedro Rebordão (Diretor da Lispolis) e Pedro Pereira ( Head Marketing da Uniplaces)
Por fim, A Filipa, o Rui e o Gonçalo com um projeto para envolver mais as crianças com a arte dos museus em workshops com os artistas, ganharam o concurso do Startup Weekend e um legal advice para os ajudar nesta nova grande aventura, além de incubação na Fábrica das Startups para desenvolverem seus projetos. Esta é realmente uma grande oportunidade de se ter ONDE iniciar o projeto e o apoio legal para arrancar com o mesmo.
Foi um imenso prazer e gosto de lá estar e acompanhar as equipas, de ver pessoas até que nunca tiveram nenhum contato realmente empreendedor a fazer coisas realmente interessantes e principalmente, a troca imensa de informações e experiências entre todos.
Um Parabéns a organização do Evento pois tudo correu muito bem e todos lá estavam a se sentir “em casa” preocupados apenas mesmo com trabalhar em seus projetos.
Alguns nomes importantes do cenários Português empreendedor como o André Albuquerque ( Uniplaces), Nizar Venturini ( Talkdesk), Pedro Moreira ( Landing.jobs), Luís Matos Martins ( DNA Cascais), Marco Gouveia ( Google), Bruno Cardoso e Carlotta Gigli ( ABC Legal), Frederico Carvalho Pinto ( ISCTE), Catia Neves ( Outstand), Martin Wunnik ( convidado belga perito em estratégia financeira), entre muitos outros estiveram presentes nos mais de 10 mini-workshops que foram apresentados durante todo final de semana.
E assim foi o Startup Weekend Lisboa 2016 e Mentoria da Business Portugal
A Business Portugal apoia e incentiva todo tipo de movimento empreendedor e está sempre envolvida em projetos pro bono para ajudar a colocar ideias em funcionamento e fomentar o ecossistema empreendedor, também organizamos os eventos do Startup Grind Lisboa e estamos em diversas outras cenas do meio cá em Portugal.
Confira nossos serviços para entender melhor o que fazemos.