Como empreendedores atingiram suas metas de empreender e migrar

Muitas pessoas que querem empreender e migrar nos procuram para saber como abrir um negócio em Portugal ou em outro país e o que é preciso para que suas ideias tenham sucesso. Neste artigo queremos compartilhar com vocês um pouco da experiência da Business Portugal nos últimos três anos com a consultoria de negócios para empreendedores migrantes.

Separamos alguns pontos que consideramos fundamentais na hora de tirar os objetivos do papel e colocá-los em prática e compartilhamos na lista abaixo para você se preparar e atingir os seus objetivos também.

Eis algumas características de nossos clientes que migraram e estão a empreender com sucesso:

1. Eles tinham objetivos realistas;

Sonhar é o começo de qualquer empresa ou empreendimento. Após o sonho o próximo passo planejar detalhadamente uma forma de torná-lo real. A primeira coisa que você precisa para empreender é ter um objetivo que possa ser atingido realmente.

Um objetivo precisa ser amplo como, por exemplo, ser a maior empresa de turismo para o segmento X. Após o objetivo definido é preciso criar metas menores que te levaram ao objetivo final, por exemplo, abrir uma pequena empresa de turismo que atenda, inicialmente, o público Y.

Um dos fatores que ajudaram nossos clientes a dar certo foi em como pensar os seus objetivos em etapas de implantação, pensando primeiro em abrir um negócio exequível e realista e planejando passos de expansão para o futuro.

2. Fizeram um plano de negócios baseado em fatos

Aquele documento que muitos acham que não serve para nada, o plano de negócios, é na verdade o teste inicial para saber se um negócio pode dar certo ou não, pois ele inclui pesquisa de público, pesquisa de local do negócio, pesquisa de fornecedores, fontes de investimento, cálculos financeiros e estimativas de custos e lucratividade.

É quando os números aparecem nas planilhas que nossos clientes se deparam com uma realidade desconhecida:

  • Quanto de fato poderão ganhar?
  • Quanto tempo levará para se obter o retorno do investimento?
  • Quanto será necessário investir?
  • Quantos funcionários e quanto de trabalho será necessário para fazer o negócio funcionar?

Alguns de nossos clientes após a elaboração correta do plano de negócios eventualmente mudaram de projeto para negócios mais lucrativos e viáveis, outros aperfeiçoaram suas ideias e seguiram em frente. O planejamento ajuda a testar a ideia e a prever situações futuras.

3. Foram flexíveis com as opções

Todos nós temos uma ideia de como gostaríamos montar nosso negócio, mas a realidade nem sempre permite que façamos do jeito que queremos. É preciso flexibilidade para adaptar os planos e até mesmo para se estar disposto a mudar de planos.

Uma das características de nossos clientes que migram e empreendem é a flexibilidade para novas possibilidades de negócio e de parcerias.

O local de abertura do negócio, o tamanho da empresa, o tipo de serviço, o valor a ser investido, todos estes pontos e outros eventualmente devem estar sempre abertos a negociação e sempre voltados para o objetivo maior do empreendedor.

Não se trata de mudar sempre de ideia, mas de deixar as possibilidades abertas, se ter um plano B ou C.

4. Tinham um cronograma de ação claro

Em negócios o timing é fundamental. Planos muito longos ou muito urgentes sempre acabam por esbarrar no fator tempo:

  • Quando se é feito muito rápido (menos de 6 meses) e acaba-se por cometer erros
  • Quando esbarra no longo prazo (Mais de 18 meses) a mudança do cenário econômico e das oportunidades tornam o projeto mais difícil.

Como demonstramos no artigo sobre O Perfil do Empreendedor Migrante, em média nossos clientes migram e iniciam seus empreendimentos em 7 meses. A considerar também o tempo para a aplicação do visto e início das atividades.

Por isso, ter um claro planejamento estratégico com datas e objetivos é fundamental para se atingir as metas ao empreender e migrar!

5. Usaram os recursos disponíveis da melhor forma possível

Empreender e migrar é um desafio duplo, pois requer duplo investimento: no negócio e na mudança. Usar os recursos disponíveis da melhor forma possível é fundamental para se ter sucesso.

Em nossos projetos clientes, uma das características fundamentais foi a organização eficiente dos recursos na hora de investir no negócio e o correto planejamento de finanças pessoais E finanças da empresa.

  • Quanto investir?
  • Qual a melhor forma de investir?
  • Como obter financiamentos?
  • Qual o custo de vida e quanto é necessário para se manter no país de destino?

Estas questões são exemplos de perguntas que nossos clientes responderam com maior detalhe em seus planejamentos e que os ajudaram a atingir a meta de empreender e migrar.

São pontos que nós abordamos junto dos projetos, sendo o foco no negócio mas sempre em harmonia com todo o contexto pessoal e familiar.

6. Contaram com parceiros

Não é possível empreender sozinho. Contar com parceiros é fundamental para que qualquer projeto dê certo.

Muitos de nossos clientes conseguiram implantar seus projetos porque contaram com o auxílio de parceiros, com dicas e conselhos que eles levariam muito mais tempo para descobrirem sozinhos, como por exemplo:

  • Onde encontrar fornecedores?
  • Quais os procedimentos legais para se constituir uma empresa?
  • Quais os procedimentos tributários e impostos terá de pagar?
  • Onde e como divulgar seus serviços?
  • Onde morar?
  • Quais os melhores localidades para se abrir um negócio?
  • Como conseguir contatos com alguma determinada marca franqueadora?
  • Quais os eventos sua empresa deve estar presente para divulgar seus serviços?

Todas estas simples questões puderam ser respondidas de maneira muito mais rápida e com maior facilidade pois nossos clientes dispõem de uma ótima rede de parceiros, economizando assim um grande tempo de pesquisa e tendo acesso a informações que um desconhecido não teria em um primeiro contato.

Empreender e Migrar requer parceiros

Empreender e Migrar requer parceiros

7. Fizeram tudo dentro das normas

E por último, mas não menos importante, nossos clientes estão a obter sucesso em empreender e migrar pois seguiram nossas orientações e seguiram todos os procedimentos dentro dos procedimentos legais.

Se gerir uma empresa de maneira honesta já é difícil, imagine de forma irregular (pessoalmente) e em um país completamente diferente. Agir conforme as leis do país onde está é fundamental para se ter a confiança dos parceiros, clientes e fornecedores e para evitar dores de cabeça desnecessárias no futuro.

Quer saber mais sobre empreender e migrar e sobre os projetos da Business Portugal e seus clientes? Entre em contato conosco e saiba mais como trabalhamos e como podemos ajudar você a empreender com sucesso.

2 comentários sobre “Como empreendedores atingiram suas metas de empreender e migrar

  1. Bom dia,
    Desejo empreender e morar em Portugal. Já tenho definido o segmento de negócio e solicito maiores informações sobre o modelo de consultoria e valores.

    • Obrigado pela mensagem sr. Sergio.
      a Melhor maneira de iniciarmos um contato é pela mensagem aqui no Chat do site. assim já recebes também um material nosso e damos início a respostas e agendamentos.
      Parte de nossos trabalhos e valores estão acima em “O Que fazemos”.

      Enviamos um e-mail direto para ti e aguardamos vosso (re)contato.
      Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.