Por que devemos fazer uma análise de mercado por mais simples que seja o empreendimento a iniciar?
Este questionamento é sempre muito pertinente e pode passar facilmente despercebido…
Quando iniciamos algum projeto com base em alguma ideia, sempre vislumbramos primeiro todas as vantagens e possibilidades dessa ideia mas raramente percebemos as reais necessidades que nossos clientes alvo possuem.
Sem Cliente não existe venda ou prestação de serviços, logo, se a proposta do negócio não possibilita identificar os potenciais clientes e se há alguma demanda no mercado ou nicho que possa ser explorado, aquela ótima ideia (que pessoalmente parece ser tão boa) pode acabar não sendo assim tão interessante.
Antes de dar início a análise, efetuamos um levantamento do perfil do investidor, por meio de reunião presencial ou mesmo de uma Skype Call para fazer alguns questionamentos base, tais como:
- Experiência no setor que deseja iniciar o negócio
- Disponibilidades financeiras para investir
- Tempo disponível para o planejamento
- Data alvo para início das Atividades
A partir destes itens, podemos montar o perfil base do investidor e dar os direcionamentos mais personalizados. Entendemos as particularidades de cada pessoa e com esse procedimento, além de aproximarmos mais de nosso cliente, conhecemos melhor também as pessoas e seus reais objetivos.
Sites com muitos dados, como por exemplo: www.pordata.pt/ podem ser úteis dependendo do tipo de levantamentos que serão feitos, especialmente nos quesitos quantitativos e geográficos.
Na Business Portugal, ajudamos a colocar os questionamentos pertinentes efetuando a Análise de Mercado para as ideias de negócios.
Efetuamos levantamentos de mercado em pesquisas de campo e trazemos resultados para auxiliar nossos clientes a transformarem ideias em grandes oportunidades.
Imagem destaque: rodolfoalmeida.com.br