Analise SWOT para o Plano de Negócios

A Analise SWOT no Plano de Negócios

O Que é a Analise SWOT e por que ela deve ser verificada com cuidado para seu plano de negócios?

 

Uma rápida pesquisa online certamente resultará no significado abaixo do que é a Analise Swot:

 

– Strengths (Forças)
– Weakeness (Fraquezas)
– Opportunities (Oportunidades)
– Threats (Ameaças)

 

Mas na prática, onde isso vai interferir no seu plano de negócios e em qual momento?

 

Quando pensamos em um negócio, normalmente visualizamos os pontos fortes e oportunidades que podemos explorar e esquecemos que normalmente existem vulnerabilidades e tipos de ameaças que podem interferir no desenvolvimento do plano. Estes questionamentos devem ocorrer ainda no início dos planos pois, dependendo das respostas obtidas, algumas medidas de percurso poderão ser ajustadas, como tempo de execução e Orçamento disponível, logo percebemos a importância desta análise.

 

Internamente na empresa ou no plano do negócio, devem ser observadas as Forças e Fraquezas que interferem positivamente ou negativamente neste plano, como por exemplo ter muita experiência em determinada área (Força) mas não dispor de algum tipo de recurso necessário para colocar este plano em prática (local apropriado, recursos financeiros, etc)

 

Externamente a empresa ou ao plano, tratamos as oportunidades e as ameaças que podem ser exemplificadas como uma nova tecnologia que surge e permite que um novo mercado seja explorado (Oportunidades) ou alguma alteração em alguma legislação ou efeito político (Ameaças)

 

Na Analise Swot, o mais importante é tratar com muita clareza os fatores internos (Forças e Fraquezas) pois estes estão dentro de nosso controle e zona de atuação e tentar se antecipar aos fatores externos que não podem ser controlados. Aqui devem ser feitos os questionamentos desde qualidade da equipe de trabalho até as condições possíveis de execução e detalhes do ambiente disponível para desenvolvimento do negócio, ou seja, faz parte do planejamento estratégico INTERNO da empresa.

 

Quanto aos fatores externos, estes podem ser amadurecidos durante o andamento do projeto e também estando atendo as novidades que o mercado de atuação vem mostrando.
SIM, é comum a necessidade de se atualizar o plano de negócios durante a execução do mesmo.

 

Abaixo, alguns sites interessantes, tanto para com informações e dados para com notícias atualizadas de mercado entre outras:

 

 

Na Business Portugal, ajudamos a colocar os questionamentos pertinentes para as ideias de negócios.
Efetuamos levantamentos de mercado em pesquisas de campo e trazemos resultados detalhados para possibilitar nosso cliente transformar ideias em grandes oportunidades.

7 comentários sobre “A Analise SWOT no Plano de Negócios

  1. Olá! Preciso de informações sobre essa consultoria!
    Estou pensando em empreender em Portugal, mas gostaria de fazer algo sólido e bem estruturado dentro da realidade do País.
    Agradeço se vcs puderem me ajudar!

    Fico no aguardo,

    Renata

    • Olá Renata, obrigado pelo vosso contato aqui no site, chat e e-mail.

      Respondemos sua solicitação e aguardamos uma réplica.
      Ficas sempre a vontade para nos visitar aqui e comentar.

      Atenciosamente.

  2. Olá, quero empreender em portugal, no ramo alimenticio/bares – possui aqui no Brasil uma sanduicheria e quero tbm levar a portugal o “pão de queijo” (abrir um estabelecimento)… gostaria de saber como funciona essa consultoria, se voces auxiliam também em dar dicas nos trâmites para abrir a empresa etc… abraços!!

    • Boa tarde Felipe e obrigado pelo contato e por comentar.

      Podemos sim lhe ajudar com relação aos primeiros passos de seu negócio cá em Portugal assim como no planejamento financeiro em sua preparação. Temos os melhores parceiros para poder tratar da documentação sua, da empresa e de sua família com conforto e qualidade do início ao fim do processo.

      Lhe enviamos um e-mail com mais detalhes sobre o nosso trabalho, obrigado.

  3. Bom dia,

    me chamo André Flores, pretendo empreender em Portugal e gostaria de saber sobre consultoria para isso.
    Sou Especialista em Psicologia Canina, e trabalho com produção de eventos, shows e artistas.
    Gostaria de saber se esses mercados tem possibilidades para explorar.

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.