Negócios são feitos de Pessoas

Negócios são Pessoas + Pessoas

Hoje vamos falar de um tema menos técnico e mais relacionado ao dia-dia de todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, locais ou globais, vamos falar aqui das PESSOAS!

 

Não existe empresa, negócio, empreendimento, startup ou o que for se não houverem pessoas!

Esta relação em que criamos com o passar do tempo, com trabalho de networking e relacionamento, sejam com nossos parceiros, fornecedores, colaboradores e claro o mais importante, os clientes é a chave para o crescimento de um negócio de sucesso.

Dedicamos este texto a todos os nossos parceiros, amigos e clientes que nos tem acompanhado nesta jornada e que sempre lembramos e estamos juntos dos que juntos estão de nós!

Ressaltamos aqui então os desafios quando se decide expandir um negócio em outro país ou ainda mais delicado, quando se inicia alguma atividade do zero, em um pais diferente em culturas diferentes.

Todo aquele apoio “local” inicial de amigos e familiares, de sua rede de contatos pessoal que logo vai evoluindo para uma rede de contatos profissional é praticamente reiniciada onde em um novo ambiente.

Sem conhecer ninguém ou quase ninguém, a grande necessidade de se ter pessoas a volta é destacada.

 

Mas como resolver isso?

Muito networking, GAstar muita SOla do SApato = GA-SO-SA e com isso junto das técnicas TI-BUN-CA= TIrar a BUNda da CAdeira é que se inicia a jornada, não existem receitas mágicas.

OK, mas como então que se faz isso, como começar, por onde e com quem, quando não se conhece ninguém?

Vamos colocar aqui então alguns 3 pontos que poderão ajudar muito:

 

  1. Busque conhecer a comunidade local que pode se relacionar, de preferência com foco no seu projeto de negócio!

    1. a) Localize os centros de incubadoras / Aceleradoras / Coworks, grupos e meet-ups de empreenderes de tecnologia, talks e pequenos eventos do meio e até atividades que grandes empresas normalmente promovem com frequência sobre temas relacionados.
    2. b) Busque ouvir o que a comunidade tem a dizer, o que há de necessidade e o que você pode eventualmente oferecer e ajudar, ou seja, primeiro ouça, dê algo, ofereça algo, antes de pedir.
    3. c) Estreite os laços: Após estes eventos, com diversos contatos de novas pessoas, ligue para elas nos dias seguintes, convidando para um café, almoço ou algo assim e logo tens a possibilidade de conhecer melhor a opinião de alguém local e quem sabe até alguma sinergia mais próxima, parceria ou apoio mútuo.
  2. Observe Tendências que vem acontecendo no meio em que deseja envolver-se.

    1. a) Em alguns poucos encontros, atividade e eventos que participar, certamente haverá assuntos e atividades que estão em alta e que são frequentemente mencionados, pense como poderia envolver-se nestes contextos e com isso, oferecer algum tipo de ajuda e apoio que gere algum impacto e resolva algum problema. Mesmo que inicialmente seja uma atividade gratuita / voluntária.
    2. b) Desta forma, poderá vivenciar alguma atividade real local e vir a observar ainda em maior detalhe algum tipo de nicho de atividade e necessidade e com isso, fortalecer tua relação com estes
  3. Repita o processo e certifique-se:

    1. a) Só por que alguma atividade corre bem em um primeiro ou segundo momento, não significa necessariamente que seja algo realmente estabelecido, ou seja, sorte também acontece, mas claro, estar no local certo na hora certa é muito bom.
    2. b) Com alguma repetição, seja da atividade, do meio que se encontra, do tipo de evento que frequenta, já será possível validar um pequeno processo e com isso ao repetir o mesmo, melhorar este e estreitar ainda mais a relação com as pessoas envolvidas neste contexto e logo começar a formar seu networking qualificado, de fazedores que estão frequentemente relacionados a atividade de seu interesse também e que podem vir a cooperar muito brevemente de forma mais profissional.

 

 

Por fim, acabou ficando um texto um pouco técnico até, em um formato mais de “blogue” do que Artigo, mas a mensagem é mesmo essa e o destaque nas imagens demonstram um bom tanto de nossa jornada nestes 3 anos de atividade em Portugal, seja com parceiros, amigos e clientes, onde cada passo, cada contato e cada apoio oferecido primeiro culmina sempre em bons resultados.

 

Buscamos sempre tratar com os envolvidos em nossos trabalhos, os pontos que realmente são importantes em cada momento no detalhe, e não apenas uma atividade contratada ou um processo fixado, de forma que o contexto seja sempre observado e as pessoas estejam a se comunicar de forma eficiente e construtiva e que o final seja sempre WIN-WIN para todos os envolvidos..

 

Atenção ao detalhe, sensibilidade e flexibilidade nas ações, bom senso e principalmente, dar aquele “PLUS” para com tudo o que é feito, são nosso foco.

Negócios e Pessoas

Negócios e Pessoas

 

Lembrando que no artigo passado falamos de Missão e Valores, aqui reproduzimos os nossos também:

Missão – Propagação de empreendedorismo e de cultura econômica construtiva e evolutiva.

Valores – Colaboração, Participação, inovação e Crescimento conjunto.

 

Aqui fica um especial MUITO OBRIGADO para todos.

Especial para todos os nossos parceiros que juntos, acreditamos nos projetos e desenvolvemos este maravilhoso trabalho desde 2015 cá em Portugal.

 

Para quem quiser também fazer parte deste trajeto, buscar seu novo caminho e integrar este grupo e outros no networking e negócios de qualidade, estaremos sempre a disposição, basta enviar-nos uma mensagem

Ou Agendar uma consulta incial diretamente AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.