Missão, Visão e Valores para empreender e emigrar.

Geralmente quem é empreendedor migrante tem uma ideia do que quer fazer, mas não sabe como executar a ideia ou como colocá-la em prática. Ter um bom plano de negócios é fundamental, e contar com a ajuda de parceiros é um diferencial para se empreender com sucesso em um país estrangeiro.

Mas não há plano ou parceiro que possa ajudar a alguém que não saiba onde quer chegar. É aí que entra a importância da missão, da visão e dos valores de uma empresa, pois é a partir destes princípios que todo o negócio será estruturado.

No contexto do empreendedor migrante estes três princípios são ainda mais importantes, pois ajudam ao empreendedor não se basear em equívocos com a vida em um país diferente e servem de base para iniciar qualquer planejamento.

A Missão para o empreendedor migrante

A missão de uma empresa é o seu objetivo no mundo ou, no caso, no país de destino. É qual a finalidade de sua empresa existir. Dizer que a missão da empresa é gerar lucro ou pagar as contas é um erro, pois ninguém abre uma empresa com o objetivo de ter prejuízos ou ficar endividado. A missão é aquilo que você faz e que tem valor para seu cliente.

Para o empreendedor migrante definir a missão é ainda mais desafiador, pois não basta se limitar ao contexto da empresa é preciso pensar no país onde se quer empreender e levar em conta todo o seu plano de negócios. Portanto, quando pensar em abrir um negócio em outro país pense em qual será a sua missão, o objetivo e o bem que quer promover de forma a tornar a sua empresa valiosa para seus clientes.

Por exemplo, a Missão de uma Cafetaria pode ser: “Prover alimentos e confeitos de qualidade em um ambiente de comunidade para as pessoas de uma freguesia”; enquanto a missão de uma consultoria de tecnologia pode ser: “Promover as técnicas e metodologias de seu país de origem no país de destino de forma a promover o crescimento dos negócios e melhorar o desempenho dos empreendedores”.

Para definir qual é a missão de sua empresa basta responder as perguntas: O que a empresa faz? Para quem? E, por quê?

Visão da empresa.

Se você já sabe o que você tem que fazer – qual é a sua Missão – é hora de sonhar e escrever qual será a sua Visão de futuro, isto é, aonde sua empresa quer chegar ao executar estas atividades?

Ser a maior empresa em um segmento, a melhor em determinado serviço, ser referência em um mercado, ser um elo de integração entre dois países, melhorar o mundo ou promover um ideal são exemplos de visão para empresas.

A visão é o que vai ordenar as suas ações para o futuro, de forma que a sua empresa trabalhe em direção ao objetivo desejado.

Os Valores que guiam o caminho.

Se você já sabe a que veio e aonde quer chegar precisa tomar medidas para se manter-se na direção de seu destino, é para isso que servem os Valores. Eles são princípios que você e seus colaboradores irão seguir para garantir que a missão está a ser cumprida e que a empresa está a ir em direção à visão.

É importante lembrar que os valores não devem ser importantes somente para si, mas para seus clientes e parceiros também.

Quando se vai emigrar deve-se levar em conta também os valores que são importantes para o país de destino, como por exemplo: confiança, transparência, eficiência, etc.

Aplicando a Missão, a Visão e os Valores.

Tudo é muito bonito no papel, mas é preciso colocar as coisas em prática. A missão, a visão e os valores de uma empresa são os princípios que guiam a construção de um negócio. Por isso são esses princípios que devem guiar a confecção do seu plano de negócios, pois assim você garantirá que sua estratégia está em completo direcionada a um fim.

Se você já tem uma empresa, mas não tem uma missão, visão e valores claros, a melhor maneira de aplicar é criando estes princípios e, junto a seus colaboradores, verificar se eles são importantes e aplicáveis no seu dia a dia; além de criar um plano de ação de como tornar suas atividades mais fiéis a seus objetivos e valores.

Contar com o apoio de uma boa consultoria de negócios pode ajudar você não somente a criar uma estratégia com missão, visão e valores claros, mas a pôr tudo isso em prática e de acordo com o contexto onde se quer empreender. 

Outra dica é usar o teste de validação da Missão, Visão e Valores da Endeavor:

Teste de validação para o empreendedor Migrante

Teste de validação de Missão, Visão e Valores para o empreendedor migrante

 

Não estamos sozinhos nesta atividade também, contamos com nossos parceiros da Pedro Pires Coaching que podem ajudar também a clarificar suas necessidades frente a Missão, Visão e Valores de sua empresa com técnicas de coaching que vão mesmo direto as perguntas que são necessárias de serem feitas para se obterem as devidas respostas.

http://pedropirescoaching.com/

Um comentário sobre “Missão, Visão e Valores para empreender e emigrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *