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Investimento e vendas: quanto vender para se obter o retorno sobre o investimento?

Nos últimos artigos falamos um pouco sobre o aspecto financeiro das empresas e como planejar um novo negócio, pois tudo isso reflete sobre o investimento e vendas do seu negócio.

Já falamos um pouco sobre o investimento inicial, os custos fixos e os custos variáveis. Neste artigo veremos um pouco sobre o valor investido e o retorno que se pode ter sobre ele.

O primeiro ponto que determina se um investimento vale ou não a pena é a sua possibilidade de retorno e o que determina essa possibilidade é a margem de lucro das vendas.

Investimento e vendas: quanto é necessário?

Uma vez que você sabe o quanto você pode lucrar com um produto ou serviço você pode analisar o investimento necessário no negócio pela ótica de quanto você ganhará com ele.

Não basta analisar apenas os custos do produto, é preciso, nesta fase, somar todos os custos que sua empresa tem (fixos e variáveis) para saber o custo total da sua operação.

Os custos que uma empresa deve levar em consideração são:

  • Custos fixos:
    • Rendas;
    • Publicidade;
    • Despesas com energia, água, gás, telefonia, etc.
    • Contabilistas;
    • Seguros;
    • Colaboradores.
  • Custos variáveis:
    • Custos de produção e matéria prima
    • Colaboradores e custos extras de produção.

A partir da soma de todos os custos é possível então fazer uma relação investimento e vendas. Se a sua empresa tem um custo de X para funcionar você precisa vender o suficiente para pagar as contas, neste cenário você atingirá o ponto de equilíbrio.

O Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio é quando a sua empresa vende o suficiente para pagar as contas. Ela ainda não lhe dá lucros, mas também não causa prejuízos, é só a partir deste ponto que tudo que sua empresa vender se converterá em lucro.

Exemplo:

Imagine que sua empresa custa 3 mil euros por mês no total.

Você vende seu produto a 3.5 euros. E ganha sobre ele 70%, isto é: 2.45 euros.

Para que sua empresa pague todas as contas você precisará vender, no mês, 1.224 unidades do seu produto e serviço. Somente assim você terá uma ideia de quanto precisará produzir, vender e trabalhar para pagar as contas.

Fórmula:

Quantidade necessária de vendas = custo total / margem de lucro unitária

O retorno sobre o valor investido

Apesar de após o ponto de equilíbrio as vendas serem consideradas lucro é preciso levar em conta também, o valor inicial usado para abrir a empresa.

Se utilizarmos um exemplo bastante simples:

  • Para iniciar as suas operações foram investidos 30 mil euros
  • Sendo desejado obter o retorno em 3 anos (36 meses),
  • Logo: você precisará ter um lucro mensal de 833,33 euros para recuperar o valor investido inicialmente.

No exemplo acima seria necessário vender ao mês, 1.564 unidades do seu produto para que suas contas sejam pagas e o valor investido retorne nos 3 anos esperados. Investimento e vendas andam juntos na hora de determinar o sucesso e o lucro do negócio.

Pontos importantes sobre vendas e investimento

Ter uma ideia de negócio é relativamente simples, mas executá-lo de forma lucrativa e eficiente é o desafio e o planejamento do negócio é fundamental para o sucesso. Dentro de nossa experiência com projetos cliente efetuados na Business Portugal separamos alguns pontos que você precisa saber sobre abrir uma empresa e migrar:

  • As coisas levam tempo: Todo negócio precisa de um tempo de maturação até que suas vendas paguem as contas. Enquanto isso, serão necessários recursos para manter a si próprio, sua família e a empresa. Também o tempo para se obter o valor investido pode ser maior que o esperado logo é preciso dedicação e paciência.
  • Custos importam: cada cêntimo gasto em uma empresa faz a diferença no resultado final. Por isso, planejar o investimento corretamente é fundamental para se atingir a lucratividade. É preciso obter os melhores custos de produção possíveis e vender com a melhor margem de lucro possível.
  • Automatização é fundamental: cada operação, processo, ato de produção ou atendimento lhe custará tempo e dinheiro. Quanto mais automatizado for o seu negócio, maiores as chances de ter um custo menor e um lucro maior.
  • Vendas é esforço: vender é um esforço. Ainda que seu produto esteja o dia todo exposto aos olhos do cliente há o esforço de produção e distribuição. Quanto mais vender, mais trabalho terá.
  • Experiência faz a diferença: ter conhecimentos em empreendedorismo e experiência em gestão de empresas é fundamental para o sucesso e a lucratividade do negócio. Se você está iniciando seu primeiro negócio ou mudando de país, contar com parceiros ou consultorias de negócio pode ser fundamental para seu projeto dar certo.

Todo negócio é criado para dar lucro e atender as necessidades do cliente e do empreendedor. Por isso, planejar o negócio de forma eficiente é fundamental para que se obtenha o valor investido de volta, o lucro desejado e reduza-se os esforços e trabalhos desnecessários.

6 comentários sobre “Investimento e vendas: quanto vender para se obter o retorno sobre o investimento?

    • Nós que agradecemos o contato e estar a acompanhar nosso site.

      Estamos sempre a disposição para quando necessitar de apoios em vossos projetos cá em Portugal.
      Obrigado e até breve

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